Apresentação
 

A Unimed do Brasil adota pela primeira vez a publicação de um Relatório de Sustentabilidade do Sistema Unimed, para comunicar as ações, os resultados e os posicionamentos da marca nas perspectivas econômica, social e ambiental. Isso porque até o ano de 2010, parte destas informações era reportada por meio do Balanço Social Consolidado.

Com esta nova proposta, passa a disponibilizar novos dados ao seu público de relacionamento, permitindo que ele obtenha um conhecimento mais ampliado sobre as partes que integram o Sistema Unimed.

Ao longo das próximas páginas, mais do que demonstrar alguns fatores de sucesso, estão abordados também alguns dos seus desafios, a exemplo da utilização do padrão internacional da Global Reporting Iniciative (GRI) para prestação de contas das atividades e dos impactos econômicos, sociais e ambientais, o qual deverá ser implantado na próxima edição.

Este novo formato de Relatório vai, portanto, ao encontro do compromisso de transparência corporativa assumido pela sua diretoria executiva, bem como da necessidade de mensuração da atuação da organização frente aos aspectos que envolvem a sustentabilidade do seu negócio e de suas relações.

Cabe destacar algumas informações contidas neste documento já foram abordadas no Relatório de Gestão 2010 da Unimed do Brasil, publicado em março de 2011, e que pode ser acessado clicando aqui. No entanto, esta publicação também traz informações sobre outras Cooperativas do Sistema Cooperativo Unimed, uma vez que visa traçar um panorama da atuação de grande parte delas. Daí a importância de se repetir alguns dados e cenários que impactam no negócio.

A expectativa é que, após a leitura deste documento, exista um maior estreitamento do relacionamento com as partes interessadas, por isso as manifestações ou sugestões a respeito dos dados apresentados podem ser enviadas para o e-mail responsabilidadesocial@unimed.com.br.

 

Desenvolvido pela Unidade de Responsabilidade Social. Diretoria de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil. Gestão 2009-2013.