Radar Unimed Diário | 6 de março de 2013 | edição 220
 

Unimed na Imprensa

SEGUROS UNIMED CELEBRA SEMANA DA MULHER COM AÇÕES ESPECIAIS
Seguradora legitima seu cuidado com o público feminino, que corresponde a 62,7% do quadro de colaboradores da companhia . A Seguros Unimed comemora o Dia Internacional da Mulher, que acontece...(Portal Segs/SP – 05/03/2013)

Inauguração do Centro de Promoção da Saúde Unimed
A Unimed-BH inaugurou o Centro de Promoção da Saúde Unimed – Unidade Pedro 1º, a primeira unidade assistencial do seu plano de investimentos para a Região Metropolitana de Belo Horizonte...(Portal Jornal Tudo BH/BH – 05/03/2013)

Rio de Janeiro recebe os parabéns da Unimed
A Unimed-Rio foi à mídia para comemorar os 448 anos da cidade maravilhosa. Assinado pela F/Nazca Saatchi&Saatchi, o anúncio foi veiculado no jornal O Globo e homenageou a aniversariante...(Portal fator Brasil/RJ – 05/03/2013)

Unimed Ceará apresenta resultados positivos em 2012
O encontro reuniu o Conselho de Administração, a Diretoria Executiva e os gestores da cooperativa, no Hotel Sonata de Iracema, em Fortaleza (CE). Na AGO, a Unimed Ceará apresentou...(Portal Easycoop/SP – 05/03/2013)

I Encontro de Saúde Sexual e Reprodutiva acontece próxima sexta (08) em CG
A Facisa/FCM, em parceria com a Unimed Campina Grande e Secretaria Municipal de Saúde, promove, na próxima sexta-feira (08), das 8h às 12h, no cinema didático da instituição, o I Encontro... (Portal Paraíba/PB – 05/03/2013)

Neto de Sakai segue internado na UTIA criança recebe medicação antibiótica e respira com ajuda de aparelhos; a filha foi sepultada ontem
De acordo com nota do Hospital da Unimed Bauru à imprensa na tarde de ontem, Davi Luiz, neto do vereador Roberval Sakai, cuja filha Priscila Sakai Simeão, 25 anos, faleceu no último domingo...(Portal Rede Bom Dia/SP – 05/03/2013)

Fecomércio PR homenageia mulheres de destaque
Elas são empresárias, profissionais qualificadas, mães, esposas, voluntárias, donas de casa e ainda por cima cuidam da aparência. As mulheres desempenham diversos papéis, conciliando...(Portal TN Online/SP – 05/03/2013)

 

Notícias de Interesse

Investidor externo prefere as ações do "Brasil novo"
O bom desempenho das bolsas estrangeiras, sobretudo a dos EUA, sugere que não há desânimo global com o mercado de ações. No Brasil, o saldo líquido de capital externo na Bovespa está positivo em quase...(Jornal Valor Econômico, Empresas/SP – 06/03/2013)

Morre influente e polêmico presidente venezuelano
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, um dos mais influentes e controversos líderes da América Latina das últimas décadas, morreu ontem em Caracas, aos 58 anos, após lutar por 21 meses...(Jornal Folha de S. Paulo, Especial/SP – 06/03/2013)

Após anunciar morte do líder, Maduro recebe apoio da cúpula do Exército
Após 2 anos da luta de Chávez contra o câncer, 4 cirurgias e uma volta inesperada a Caracas, venezuelanos vivem o fim de uma era. Morreu ontem aos 58 anos Hugo Rafael Chávez Frías, o homem...(Jornal O Estado de S. Paulo, Especial/SP – 06/03/2013)

BB fechará 2013 com capital principal em 7,6%
O Banco do Brasil divulgou ontem as suas projeções de indicadores de capital principal e de capital de nível 1 para o período de dezembro de 2013 até dezembro de 2016, já contemplando as novas regras...(Jornal Valor Econômico, The Wall Strett/SP – 06/03/2013)

Dilma convoca Eduardo para reunião em Brasília
Em meio ao clima de antecipação da eleição presidencial do ano que vem, a presidente da República, Dilma Rousseff, convocou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para uma reunião prevista...(Jornal Valor Econômico, Política/SP – 06/03/2013)

Dilma diz que ela e Lula mudaram a face do país
Em uma crítica indireta à oposição, a presidente Dilma Rousseff disse ontem que seu governo e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva trabalharam para "mudar a face do Brasil"...(Jornal Valor Econômico, Política/SP – 06/03/2013)

País estuda ampliação de vacina contra pneumococo
Bactéria é causadora de meningite e pneumonia. O Ministério da Saúde estuda implantar nos próximos anos a vacinação contra as doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae...(Jornal Folha de S. Paulo, Ciência + Saúde/SP – 06/03/2013)

Hospital conquista Certificação Diamante
O Instituto de Cardiologia de São Paulo (IC), serviço de Hemodinâmica do Hospital Santa Paula é pioneiro na conquista da certificação da SBHCI, no setor privado, na categoria Diamante...(Jornal DCI, São Paulo/SP - 06/03/2013)

Cientistas fazem debate em S. Paulo sobre a cura do câncer
O Brasil segue firme galgando seu espaço entre os principais produtores mundiais de ciência em câncer. Com o grande pontapé inicial dado com o projeto do Genoma do Câncer Humano na última década...(Jornal DCI, São Paulo/SP - 06/03/2013)

Plano de saúde terá de explicar falta de serviço
As operadoras de planos de saúde terão de justificar por escrito suas negativas de cobertura. Resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que será publicada hoje fixa prazo...(Jornal DCI, Serviços/SP - 06/03/2013)

As maiores farmacêuticas no Brasil
A fabricante alemã de medicamentos Bayer pode ter o remédio mais consumido no mundo, mas não figura entre as maiores farmacêuticas do mercado. No Brasil, por exemplo, a companhia ocupa apenas...(Jornal Brasil Econômico, Ultima Hora/SP – 06/03/2013)

Raia Drogasil se mantém líder do setor
A Raia Drogasil manteve a liderança do setor farmacêutico no Brasil em 2012, tanto em faturamento quanto em número de lojas. Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma)...(Jornal Brasil Econômico, Empresas/SP – 05/03/2013)

Movimento médico realiza mobilização no dia 25 de abril
Os médicos marcaram para o dia 25 de abril a primeira mobilização contra os planos de saúde, deste ano. O “Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde” será marcado por atos públicos, como audiências...(Portal Informativo e Poder - São Paulo /SP)

 

Concorrentes

MARÍTIMA e YASUDA divulgam projetos
Evento da MARÍTIMA SEGUROS de enorme Sucesso, reuniu mais de trezentos corretores de seguros no Clube de Corretores de São Paulo no último dia 26 de fevereiro no Hotel Mofarrej na Alameda Santos...(Portal Segs/SP – 05/03/2013)

Cartão Porto Seguro oferece parcelamento exclusivo para ingressos do Corteo
Depois de promover, com exclusividade, a pré-venda de ingressos em São Paulo para o espetáculo Corteo do Cirque du Soleil, o Cartão de Crédito Porto Seguro (www.cartaoportoseguro.com.br...(Portal Segs/SP – 05/03/2013)

 

Agência de Notícias

Enfermeiros aprimoram conhecimento de Port a cath

Abertas inscrições para o Circuito Estadual Unimed

Farmácia do Hospital Unimed Bauru é destaque por garantir segurança e eficiência

Assembleia Geral – Unimed Regional Jaú elege nova Diretoria

Unimed Maringá oferece Curso para Gestantes

Centro de Imagem Unimed Tubarão

Instituto Unimed-BH recebe prêmio Gentileza Urbana

Revitalização

O Prêmio

Câncer de pele: diagnóstico precoce aumenta chances de cura

Campanha “Eu ajudo na lata” segue a todo vapor

Ajuda Imprescindível

Unimed Goiânia é a nona colocada entre as capitais do país em número de beneficiários

 
 
 

 

SEGUROS UNIMED CELEBRA SEMANA DA MULHER COM AÇÕES ESPECIAIS

Seguradora legitima seu cuidado com o público feminino, que corresponde a 62,7% do quadro de colaboradores da companhia A Seguros Unimed comemora o Dia Internacional da Mulher, que acontece em 08 de março, com uma semana de ações voltadas ao seu público interno. As iniciativas têm início no dia 5, com atendimento de uma dermatologista, e nos dias 6, 7 e 8 serão oferecidas sessões de reflexologia e quick massage na matriz da companhia. Também será promovida no hall da seguradora, durante toda a semana, a exposição digital “Olhar Feminino”, com fotos enviadas previamente pelas colaboradoras que representam o seu olhar do cotidiano, com a explicação da inspiração em uma frase. Em 7, 8 e 11 de março acontecem as oficinas de Culinária e Pintura, ministradas por colaboradores que foram escolhidos pelo público feminino da seguradora em uma votação. Para marcar a data, as mulheres da Seguros Unimed receberão em 8 de março uma lembrança relacionada aos seus cuidados. Os Escritórios Regionais também terão atividades diferenciadas para comemorar a data. Os ERs promoverão um café da manhã completo no dia 08 e as colaboradoras ainda vão curtir uma sessão de quick massage. As mulheres também ganharão presente da empresa e um vídeo com uma das oficinas promovidas na matriz, além de todas as receitas culinárias feitas durante o evento. O público feminino corresponde a 62,7% do quadro de colaboradores e, entre os gestores da companhia, 50% são mulheres o que demonstra a força de trabalho dessas profissionais dentro da empresa. Para zelar por suas colaboradoras, a seguradora promove iniciativas e benefícios como programa de gestantes, horário flexível/banco de horas, orientação nutricional, desconto em academias, auxílio creche/babá, campanhas de vacinação, o Outubro Rosa, que ano passado levou conhecimento sobre o câncer de mama, entre outros. O cuidado que a Seguros Unimed tem com as mulheres faz parte de sua história, tanto que criou um produto especial, o Unimed Mulher, que oferece todos benefícios de um seguro de vida e ainda a atenção que elas precisam no dia a dia. Com as vantagens do Unimed Assistência Residencial e do Unimed Beauty, a segurada não se preocupa com a casa e tem direito a descontos em vários estabelecimentos para ficar ainda mais bonita. Sobre a Seguros Unimed A Seguros Unimed iniciou suas operações em 1989, com o objetivo de atender as demandas do Sistema Unimed, formado por 367 cooperativas, 112 mil médicos cooperados e 18 milhões de clientes em todo o Brasil. Com matriz em São Paulo e 25 escritórios regionais estrategicamente distribuídos pelo país, a empresa visa a expandir os seus negócios e atender as necessidades do mercado em geral por meio da melhoria contínua de seus processos, da valorização de seus colaboradores e do compromisso com os clientes. Com 5,6 milhões de clientes e produtos nos segmentos de Vida, Previdência, Saúde e Odonto, a seguradora está entre as maiores do setor, sendo a 4ª em Saúde, a 13ª em Vida e a 14ª em Previdência Privada. (Portal Segs/SP – 05/03/2013)

voltar ao topo





































Inauguração do Centro de Promoção da Saúde Unimed

A Unimed-BH inaugurou o Centro de Promoção da Saúde Unimed – Unidade Pedro 1º, a primeira unidade assistencial do seu plano de investimentos para a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com capacidade para 46 mil atendimentos por mês, o centro irá oferecer consultas com hora marcada em 15 especialidades. A unidade contará também com laboratório e centro de radiologia e exames. O investimento total é de 48 milhões de reais. (Portal Jornal Tudo BH/BH – 05/03/2013)

voltar ao topo





































Rio de Janeiro recebe os parabéns da Unimed

A Unimed-Rio foi à mídia para comemorar os 448 anos da cidade maravilhosa. Assinado pela F/Nazca Saatchi&Saatchi, o anúncio foi veiculado no jornal O Globo e homenageou a aniversariante relembrando, matematicamente, a sorte que seus habitantes têm. A criação é de Caio Figueiredo e Guilherme Figueira, com direção de criação de Fabio Fernandes e Carlos di Celio. (Portal fator Brasil/RJ – 05/03/2013)

voltar ao topo





































Unimed Ceará apresenta resultados positivos em 2012

O encontro reuniu o Conselho de Administração, a Diretoria Executiva e os gestores da cooperativa, no Hotel Sonata de Iracema, em Fortaleza (CE). Na AGO, a Unimed Ceará apresentou a prestação de contas referente ao exercício de 2012, acompanhada de parecer do Conselho Fiscal, compreendendo relatório de gestão, balanço e demonstrativo das sobras apuradas. “A Unimed Ceará consolidou um modelo político-institucional que permitiu a centralização de vários processos em sua sede. Das dez Unimeds - Unimed Ceará e filiadas - Operadoras de planos de saúde, seis foram transformadas em Unimeds Prestadoras de Serviços”, informa o Dr. Darival Bringel de Olinda, presidente da Unimed Ceará. São Operadoras de Planos de Saúde a Unimed Ceará, com 53.000 clientes, a Unimed Cariri com 29.785 clientes, a Unimed Sobral com 15.959 clientes e a Unimed Crateús com 6.028 clientes, totalizando 104.772. “Todas as Unimeds Operadoras realizaram as provisões da ANS e pagamento das suas obrigações tributárias, fechando seus balanços em 2012 com resultados positivos, apresentando sobras em suas Assembleias”, complementa o presidente. Entre os dados positivos conquistados em 2012, estão: • Aumento de 11% no faturamento acumulado de 2012 em relação a 2011, fechando o exercício com aproximadamente R$ 118 milhões (média mensal de R$ 9.800.000,00); • Sinistralidade de 78%, menor do que a média nacional, que é de 82%; • Conquista da 9ª posição entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Ceará pelo Great Place to Work (GPTW); • Investimento em tecnologia: projetos pilotos de Telemedicina e Prontuário Eletrônico estão em funcionamento nas Unimeds Crateús e Cariri, respectivamente; Em 2013, a Unimed Ceará ampliará investimentos em equipamentos próprios, em tecnologia e em ações de promoção à saúde e responsabilidade social, tendo como exemplos: • Ampliação da Policlínica do Pecém; • Construção de hospital de referência da região do Vale do Jaguaribe, localizado em Limoeiro do Norte; • Implantação de uma academia ao ar livre e gratuita na Av. Beira-Mar, em parceria com a Associação dos Estressados; • Expansão dos projetos de Telemedicina e Prontuário Eletrônico para outras cidades do interior. “Os resultados advindos desta unidade política, ações empresariais e novos investimentos serão sempre revertidos no fortalecimento do Sistema Estadual. Continuaremos com o firme propósito de bem servir aos nossos clientes, procurando sempre prover meios de acesso a uma medicina de alta qualidade técnica, científica e humana”, comemora o Dr. Darival Bringel. Sobre a Unimed Ceará A Unimed Ceará é uma das mais respeitadas empresas do setor de saúde do estado, atuando como operadora de planos de saúde privada em todas as regiões da unidade federativa, sendo, ainda, uma das dez Melhores Empresas para Trabalhar no Ceará (Great Place To Work 2012). Fundada em 1985 sob um modelo empresarial cooperativista, a Unimed Ceará, cuja sede está instalada em Fortaleza, configura-se como Federação das Unimeds do Estado do Ceará ao reunir nove filiadas em seu sistema: Unimed Abolição, Unimed Aracati, Unimed Cariri, Unimed Centro Sul, Unimed Crateús, Unimed Nordeste do Ceará, Unimed Sertão Central, Unimed Sobral e Unimed Vale do Jaguaribe, compondo uma rede integrada que facilita o acesso de clientes em clínicas, hospitais e consultórios médicos em suas próprias cidades. Integrante do Sistema Nacional Unimed, a maior rede de assistência médica do Brasil, a Unimed Ceará conta com cerca de 1.100 médicos cooperados às suas filiadas e vários serviços próprios e de terceiros, tais como hospitais, pronto-atendimentos, clínicas e laboratórios nas Unimeds singulares, para melhor servir seus 105 mil clientes. Sua missão é promover o Cooperativismo Médico por meio do fortalecimento das Unimeds filiadas e prestar serviços como Operadora de Plano de Saúde, com práticas sustentáveis e atendimento humanizado, garantindo a satisfação de seus clientes. (Portal Easycoop/SP – 05/03/2013)

voltar ao topo





































I Encontro de Saúde Sexual e Reprodutiva acontece próxima sexta (08) em CG

A Facisa/FCM, em parceria com a Unimed Campina Grande e Secretaria Municipal de Saúde, promove, na próxima sexta-feira (08), das 8h às 12h, no cinema didático da instituição, o I Encontro de Saúde Sexual e Reprodutiva. O evento será aberto ao público, mas as inscrições são limitadas para 100 participantes. O evento objetiva proporcionar conhecimento acerca da saúde sexual e reprodutiva aos participantes, contribuindo, dessa forma, para a melhoria da qualidade de vida. O Encontro envolve os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina da FCM-CG. Será coordenado pela médica Helenita Afonso Vigolvino, pelo Coordenador de Eventos do Cesed, Eduardo Raposo, e Coordenadoras de Promoção à Saúde/Unimed, Heloisy Alves de Medeiros e Yonara Araújo Cavalcante. Dando início à programação, às 7h30, estudantes do 3º e 9º períodos do curso de Medicina, e integrantes da Liga da Mulher, exporão em painéis, as temáticas: Infertilidade Conjugal; Métodos de Barreira/DST/Aids; Métodos Hormonais e Contracepção de Emergência; Métodos Anticonceptivos Comportamentais Sexualidade Humana; e Dispositivo Intra Uterino – Tipos de DIU Métodos Definitivos. A partir das 8h, ocorrerá a abertura oficial do evento, que será seguida por debates. Na oportunidade, a médica Ângela Targino discorrerá sobre “Métodos Anticonceptivos: Riscos e Benefícios”; logo em seguida, a enfermeira Aleksandra Pereira Costa falará sobre “Métodos Anticonceptivos: Aconselhamento e Uso”; a médica, Helenita Afonso Vigolvino, discutirá a temática “Sexualidade Humana/Infertilidade Conjugal: Principais causas”; a fisioterapeuta Gabriella Brasileiro Campos Mota, “Fisioterapia no exercício da sexualidade”; e finalizando essa série de debates, a psicóloga Myrna Agra Maracajá, falará dos “Aspectos Psicoemocionais do ser mulher”. Já às 10h15, serão expostos relatos de experiências, baseadas em vivências das comunidades. Os assuntos discutidos envolvem os temas HIV, gravidez na adolescência, infertilidade, entre outros. Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Eventos da Facisa/FCM/Esac: (83) 2101-8891.. (Portal Paraíba/PB – 05/03/2013)

voltar ao topo





































Neto de Sakai segue internado na UTIA criança recebe medicação antibiótica e respira com ajuda de aparelhos; a filha foi sepultada ontem

De acordo com nota do Hospital da Unimed Bauru à imprensa na tarde de ontem, Davi Luiz, neto do vereador Roberval Sakai, cuja filha Priscila Sakai Simeão, 25 anos, faleceu no último domingo após apresentar febre de 40 graus e teria sido vítima de meningococcemia, uma doença muito grave causada por uma bactéria semelhante à que causa a meningite. Priscila foi sepultada na manhã de ontem no Cemitério Cristo Rei, em Bauru, diante de centenas de pessoas extremamente comovidas, incluindo o vereador Sakai. Segundo a assessoria da Unimed, o bebê de Priscila nasceu prematuro, de parto cesáreo de urgência, no final da tarde de sábado, com 32 semanas de gestação. A criança recebe medicação antibiótica e respira com a ajuda de aparelhos. Na sessão da Câmara de Vereadores de Bauru de ontem os legisladores fizeram um minuto de silêncio e adiaram os compromissos em respeito a Sakai. (Portal Rede Bom Dia/SP – 05/03/2013)

voltar ao topo





































Fecomércio PR homenageia mulheres de destaque

Elas são empresárias, profissionais qualificadas, mães, esposas, voluntárias, donas de casa e ainda por cima cuidam da aparência. As mulheres desempenham diversos papéis, conciliando com equilíbrio demandas simultâneas. Com o tema “Mulheres: essencialmente capazes”, a Federação do Comércio do Paraná e a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) vão homenagear 20 empresárias de destaque do estado. Também serão concedidas quatro honrarias especiais nas categorias responsabilidade social, ambiental, esporte e desenvolvimento da cidadania. A sexta edição do evento será realizada na próxima segunda-feira (11), a partir das 14h, no Centro de Eventos Expo Unimed, em Curitiba. O encontro, que deve reunir mais de mil empresárias paranaenses, também terá a palestra “Vida e Carreira: um equilíbrio possível?”, proferida por Mário Sérgio Cortella. A entrega do troféu Mulher Empreendedora vai ocorrer às 20h, com a presença de autoridades e lideranças empresariais. As empresárias foram indicadas pelas Câmaras da Mulher instaladas em 20 cidades do Paraná. A cidade de Apucarana terá duas homenageadas, com Aparecida Maria Franzon Gasparotti, proprietária das lojas Laracha e Kalyssa, como empresária de destaque, e a catadora de recicláveis Maria Aparecida Martins, na categoria responsabilidade ambiental. De acordo com a diretora executiva da CMEG Paraná, Elizabeth Lobo Elpo, o reconhecimento tem como objetivo destacar e premiar empresárias que transformaram seus sonhos em realidade e são exemplos para outras mulheres que também anseiam pela realização profissional. “Além do sucesso no campo dos negócios, as mulheres ainda assumem outras funções em seus lares e na sociedade, desempenhando múltiplos papéis com excelência e muito jogo de cintura”, avalia. “Com esta premiação, reconhecemos a força das mulheres e sua contribuição para o desenvolvimento de nossas empresas e de nossa economia. Pesquisas apontam que as empreendedoras brasileiras são as mais inovadoras do mundo. Por isso, na Fecomércio, elas recebem atenção especial através da Câmara da Mulher, que promove cursos e palestras para o aprimoramento das empresárias”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana. Perfil das homenageadas de Apucarana Aparecida Maria Franzon Gasparotti Aparecida Maria Franzon Gasparotti nasceu no meio rural, já foi costureira, sacoleira e feirante. Ao lado do marido e filhos, o pequeno ponto comercial comprado em 1973, no distrito de Pirapó, prosperou. Foi em 1990 que Aparecida migrou seus negócios para o centro de Apucarana, com a boutique Laracha. O empreendimento foi tão bem sucedido que, dois anos depois, nascia também a confecções Kalyssa. Recentemente, ao perceber a forte expansão do mercado imobiliário, ela e o marido passaram a atuar, também, no setor de construção civil. Maria Aparecida Martins É do lixo que Maria Aparecida Martins tira o sustento de seus três filhos e duas netas. Ela é catadora de recicláveis e uma das fundadoras da Cooperativa dos Catadores de Papel de Apucarana (Cocap). Cidinha, como é carinhosamente chamada, tem muita disposição para suportar a dura rotina. Ela acorda às 5h da manhã, caminha 11 horas por dia puxando um carrinho com 300 quilos de carga e quando retorna para casa, ainda tem todos os afazeres do lar. A catadora foi presidente da Cocap por três mandatos e enfrentou dois incêndios, sem nunca deixar os cooperados desanimarem. Atualmente Cidinha faz parte da diretoria da instituição, em que 70% dos cooperados são mulheres e arrimo de família. Seja correndo atrás de um caminhão de lixo ou no barracão fazendo a separação de materiais, ela coordena o trabalho de coleta de recicláveis e assim contribui para uma cidade mais limpa. (Portal TN Online/SP – 05/03/2013)

voltar ao topo





































Investidor externo prefere as ações do "Brasil novo"

O bom desempenho das bolsas estrangeiras, sobretudo a dos EUA, sugere que não há desânimo global com o mercado de ações. No Brasil, o saldo líquido de capital externo na Bovespa está positivo em quase R$ 7 bilhões no primeiro bimestre. Mesmo assim, o Ibovespa acumula perda de 8,21% no ano. Um olhar mais atento aos papéis negociados na bolsa ajuda a decifrar o mistério. O mercado está rejeitando as blue chips e dando prioridade a ações de companhias com bons fundamentos, vantagens competitivas e receitas estáveis. As maiores altas não estão entre as ações mais conhecidas. Entre as 20 que mais subiram, apenas 9 papéis compõem o Ibovespa. No grupo das 20 que mais caíram, 13 estão no índice. O investidor estrangeiro rejeita o "Brasil velho" e compra o "Brasil novo", observa Roger Oey, superintendente de pesquisa do Espírito Santo Investment Bank. O velho são as empresas industriais, grandes e pesadas. O novo, as que vendem para a nova classe média e as que faturam com o baixo nível de desemprego. O Brasil novo também inclui companhias com administração privada e menos passíveis de intervenções governamentais, voltadas à economia local. Levantamento feito pelo Valor Data com 130 ações mostra que os ganhos são liderados por empresas com perfil de "small caps" ou que ficam menos expostas ao mercado externo e às commodities, como Grendene, Anhanguera e América Latina Logística (ALL). As maiores baixas são lideradas por OSX, OGX, Eletropaulo, MMX e Petrobras. O estrategista da Santander Corretora, Leonardo Milane, diz que o investidor está comprando "o que tem fundamento bom". Nataniel Cezimbra, do BB Investimentos, observa que as ações mais procuradas são as de "empresas com vantagens competitivas, receitas estáveis, baixo endividamento e eficiência operacional". (Jornal Valor Econômico, Empresas/SP – 06/03/2013)

voltar ao topo





































Morre influente e polêmico presidente venezuelano

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, um dos mais influentes e controversos líderes da América Latina das últimas décadas, morreu ontem em Caracas, aos 58 anos, após lutar por 21 meses contra um câncer. "Vamos acompanhá-lo até sua última morada abraçando-nos como uma família, juntos como uma família, a família dessa pátria que ele nos deixa de herança: livre e independente", anunciou na TV, às lágrimas, o vice Nicolás Maduro, que informou que a morte aconteceu às 16h25 (17h55 de Brasília). O corpo segue hoje para a Academia Militar em Caracas e a cerimônia fúnebre oficial será na sexta. O governo decretou luto oficial de sete dias. Não foi divulgado o local do enterro. O desaparecimento de Chávez, provocado por uma doença sobre a qual o governo jamais divulgou detalhes, abre um período de incertezas na Venezuela. Segundo o chanceler Elías Jaua, Maduro assumirá temporariamente o poder e convocará novas eleições para os próximos 30 dias. As Forças Armadas reconheceram o vice como presidente interino. A decisão sobre quem assume é controversa, uma vez que a Constituição prevê: em caso de morte de um presidente não empossado, quem assume é o presidente da Assembleia Nacional. Reeleito em outubro, Chávez não fez seu juramento em 10 de janeiro, como determina a Carta. Maduro, escolhido herdeiro político pelo esquerdista, deve ser o candidato governista no pleito. A notícia comoveu seus apoiadores. Centenas foram à praça Bolívar e ao Hospital Militar de Caracas, onde ele estava internado desde o dia 18. Grande parte dos meses da luta contra o câncer, no entanto, ele passou na Havana do seu mentor Fidel Castro, onde foi diagnosticado e tratado sob estrito controle de informação. Ele recusou oferta de Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser atendido no hospital Sírio-Libanês. "Hoje lamentavelmente, infelizmente e com tristeza digo para vocês que morreu um grande latino-americano: o presidente da Venezuela Hugo Chávez", disse Dilma, que cancelou viagem à Argentina. Em seus 14 anos de mandato, Chávez beneficiou-se da alta histórica dos preços do petróleo, principal produto de exportação do país, nos anos 2000. Usou a estatal PDVSA para financiar programas sociais. Os índices de pobreza e de desigualdade caíram -mais do que no Brasil de Lula, comparativamente-, mas o governo jamais se livrou da alta na inflação. Vítima de tentativa de golpe em 2002, Chávez culparia jornais e TVs privados e lançaria ações contra eles colecionando acusações de autoritarismo. Morreu antes de assumir o quarto mandato, para governar até 2019 -fez campanha, assessorado pelo marqueteiro brasileiro João Santana, dizendo-se curado. Menos de dois meses depois, em 8 de dezembro, chocou o país na TV ao dizer que faria a quarta cirurgia contra o câncer, com riscos "inegáveis". Seria a última aparição do exímio comunicador que levou o uso da TV pela política a um patamar de "reality show", inclusive para lidar com o câncer. Horas antes de anunciar. a morte, Maduro deu mostras de que seguirá a retórica do ex-chefe: anunciou a expulsão de dois militares que atuam na Embaixada dos EUA em Caracas acusados de "propor planos desestabilizadores". Acusou os "inimigos" da Venezuela de "atacar" Chávez e causar a sua doença. (Jornal Folha de S. Paulo, Especial/SP – 06/03/2013)

voltar ao topo





































Após anunciar morte do líder, Maduro recebe apoio da cúpula do Exército

Após 2 anos da luta de Chávez contra o câncer, 4 cirurgias e uma volta inesperada a Caracas, venezuelanos vivem o fim de uma era. Morreu ontem aos 58 anos Hugo Rafael Chávez Frías, o homem que - de militar golpista a presidente bolivariano de quatro mandatos - transformou nas últimas décadas a Venezuela e, indiretamente, toda a América Latina. "Recebemos a informação mais dura e trágica que podemos transmitir ao nosso povo. Às 16h45 (18h15 em Brasília) do dia 5 de março faleceu nosso comandante Chávez", anunciou em cadeia nacional seu herdeiro político e vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. "Este é um momento de grande dor." A era Chávez chega ao fim após quase dois anos de luta do presidente contra um câncer na região pélvica. O ideólogo do que chamava de "Socialismo do Século 21" foi submetido a quatro cirurgias em Cuba - a última, em dezembro -, além de sucessivas sessões de químio e radioterapia, até inesperadamente retornar a Caracas, no mês passado. A última aparição pública de Chávez tinha sido quase três meses atrás e, no dia 22, o governo venezuelano divulgou uma foto em que ele aparecia deitado sorridente, ao lado de suas filhas, segurando a edição do Granma daquele dia. A Venezuela decretou sete dias de luto e anunciou que o enterro ocorrerá na sexta-feira, às 10 horas de Caracas. O local onde ficará a sepultura de Chávez, porém, não foi revelado. A presidente Dilma Rousseff, além de vários líderes latino-americanos, disseram ontem que participarão da cerimônia. "Essa morte deve encher de tristeza todos os latino-americanos", afirmou Dilma, descrevendo Chávez como "um amigo do Brasil" (mais informações nesta página). Maduro anunciou a morte do presidente ao lado de integrantes da cúpula do governo e parentes de Chávez. Falando pausadamente, sem esconder a emoção, reforçou que a hierarquia no governo chavista seguirá intacta. "Chávez batalhou pelo amor do povo, com a bênção dos povos e a lealdade mais absoluta de seus companheiros", afirmou. Pouco após o anúncio da morte do presidente, o ministro da Defesa da Venezuela, Diego Molero, apareceu ao vivo nas emissoras de TV e rádios estatais para dar garantias do "total respaldo" das Forças Armadas ao vice-presidente e ao líder da Assembleia Nacional, o também chavista Diosdado Cabello. "Vamos cumprir a Constituição para o bem da república", disse Molero. O chanceler Elías Jaua anunciou que Maduro - apontado por Chávez como seu sucessor - assumirá a presidência interinamente e eleições serão convocadas em 30 dias. Maduro avisou que militares e forças da polícia nacional receberam ordens de sair às ruas para garantir a segurança. "Está prevista uma presença especial de todas as Forças Armadas e da polícia, que neste momento estão se deslocando para acompanhar e proteger o nosso povo." Ontem pela manhã, tanques cercaram o Palácio Miraflores, onde, à tarde, o comando militar e político do governo se reuniu. Ao final do encontro, cerca de duas horas antes de comunicar a morte do chefe de Estado, Maduro anunciou em entrevista coletiva que Chávez vivia "suas horas mais difíceis" e "inimigos históricos" do líder bolivariano o haviam infectado com câncer. "Nós não temos nenhuma dúvida de que chegará um momento na história em que se poderá formar uma comissão científica que revelará que Chávez foi atacado com essa doença", disse, comparando o caso de Chávez ao do histórico líder palestino Yasser Arafat, que - segundo Ramallah - teria sido envenenado por Israel. O próprio líder bolivariano havia sugerido que os EUA estavam "infectando" presidentes sul-americanos com câncer, incluindo os brasileiros Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma. No mesmo pronunciamento, Maduro anunciou a expulsão do adido militar dos EUA. Segundo o vice-presidente, o americano David Delmonico procurara oficiais venezuelanos com o objetivo de "implementar projetos desestabilizadores" e, por isso, deveria abandonar definitivamente o país em até 24 horas. O número 2 da aditância militar americana em Caracas, Deblin Costal, também foi expulso. (Jornal O Estado de S. Paulo, Especial/SP – 06/03/2013)

voltar ao topo





































BB fechará 2013 com capital principal em 7,6%

O Banco do Brasil divulgou ontem as suas projeções de indicadores de capital principal e de capital de nível 1 para o período de dezembro de 2013 até dezembro de 2016, já contemplando as novas regras de Basileia 3, divulgadas pelo Banco Central na sexta-feira. De acordo com o comunicado, o índice de capital principal do BB ficará em 7,60% em dezembro deste ano e em 6,93% ao fim de 2014. Na sequência, chegará em 6,67% e em 6,50% no último mês de 2015 e 2016, respectivamente. Já o índice de capital de nível 1 deve atingir 8,82% em dezembro de 2013, seguido de 8,55% ao fim de 2014. Para os meses de dezembro dos dois anos seguintes deve chegar em 8% e 7,59%, respectivamente. As informações estão fundamentadas "em estimativas de crescimento, projeções de resultados e estratégias futuras sobre o Banco do Brasil, suas subsidiárias, coligadas e controladas", informou o banco em nota. O capital de nível 1 é formado por instrumentos de capital aptos a absorver perdas durante o funcionamento da instituição. Já o capital principal é formado primordialmente, segundo o Banco Central (BC), por ações, tanto ordinárias quanto preferenciais, e representa, portanto, a parcela de maior qualidade e mais apta a absorver perdas. Com as definições publicadas na sexta-feira pelo BC, ficou determinado que o capital de nível 1 passa a ser definido como a soma de duas parcelas, o capital principal e o capital adicional. Conforme informou o BB, o requerimento mínimo de capital principal é de 4,50% em 2013, 2014 e 2015, passando para 5,75% em 2016. O requerimento mínimo de capital de nível 1 é de 5,50% para 2013 e 2014, subindo para 6,00% em 2015 e chegando a 7,25% em 2016. (Jornal Valor Econômico, Finanças/SP – 06/03/2013) A Pfizer, farmacêutica americana, informou que teve uma patente para o celecoxib, o ingrediente ativo do anti-inflamatório campeão de vendas Celebrex, prorrogada de 2014 até dezembro de 2015 pelos reguladores nos EUA. A farmacêutica entrou na Justiça para impedir que várias fabricantes de genéricos comecem a vender o produto. (Jornal Valor Econômico, The Wall Strett/SP – 06/03/2013)

voltar ao topo





































Dilma convoca Eduardo para reunião em Brasília

Em meio ao clima de antecipação da eleição presidencial do ano que vem, a presidente da República, Dilma Rousseff, convocou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para uma reunião prevista hoje em Brasília, mas que pode ser adiada em função da morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Eduardo deve expor à presidente sua insatisfação com a Medida Provisória 595, que trata da nova regulamentação dos portos no país. O governador está preocupado com o impacto da MP sobre o funcionamento do Porto de Suape, no litoral Sul de Pernambuco. Principal vitrine da expansão da economia pernambucana nos últimos anos, Suape estaria, segundo Eduardo, sob risco de perda de eficiência. Com a MP, o governo estadual perde a autonomia para definir e licitar a distribuição territorial do porto. Como a insatisfação com a medida não é restrita a Pernambuco, Eduardo aproveita a chance de capitalizar politicamente com a questão. Na segunda-feira, por exemplo, ele recebeu apoio da Força Sindical para defender a revisão do texto da MP dos Portos. Eduardo Campos trabalha para viabilizar sua candidatura ao Planalto no ano que vem, mas já percebe uma espécie de "contra-ataque" do governo federal sobre seus planos. Ciente da necessidade de atrair outros partidos para sua seara, Eduardo chegou a flertar com PDT e PR. Atento às movimentações, o Palácio do Planalto deverá reforçar a participação dessas duas legendas na Esplanada dos Ministérios. Aliados de Eduardo veem uma "reação desproporcional" por parte do governo e entendem que o contra-ataque só reforça a tese de que o pernambucano preocupa, e muito, o PT, que quer a reeleição de Dilma. Até mais do que o tucano Aécio Neves. (Jornal Valor Econômico, Política/SP – 06/03/2013)

voltar ao topo





































Dilma diz que ela e Lula mudaram a face do país

Em uma crítica indireta à oposição, a presidente Dilma Rousseff disse ontem que seu governo e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva trabalharam para "mudar a face do Brasil". Dilma utilizou o mote do seu governo - "País rico é país sem pobreza" - para mostrar o que considera uma mudança de concepção do que é desenvolvimento. "Parece que é uma obviedade, que é o óbvio ululante. Parece que eu não estou dizendo nada. Pelo contrário: País rico é país sem pobrez significa que esse país jamais vai ser rico enquanto seu povo for pobre. Já teve época em que acreditaram que era possível o país ser rico e o povo ser pobre", disse Dilma durante evento de trabalhadores rurais, em Brasília. Mais uma vez, Dilma lembrou que o governo alcançou a meta de retirar 22 milhões de pessoas da situação de extrema pobreza e que isso só foi possível a partir do governo Lula, com o aperfeiçoamento do cadastro de programas sociais, iniciado no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "A superação da pobreza extrema não é nenhum milagre, nenhum acaso, é fruto de um trabalho sistemático, da vontade política, da decisão política de não aceitar conviver com a pobreza", disse. A presidente disse ainda que o passo seguinte à superação da miséria é a qualificação profissional. "Tem que ter formação profissional nesse país", defendeu Dilma. (Jornal Valor Econômico, Política/SP – 06/03/2013)

voltar ao topo





































País estuda ampliação de vacina contra pneumococo

Bactéria é causadora de meningite e pneumonia. O Ministério da Saúde estuda implantar nos próximos anos a vacinação contra as doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, como a pneumonia, a meningite e a otite, para maiores de dois anos. A afirmação foi feita durante o lançamento de um estudo sobre o impacto do pneumococo na América Latina e no Caribe, coordenado pelo Instituto de Vacinas Sabin e patrocinado pelos laboratórios Pfizer e GlaxoSmithKline, fabricantes das vacinas contra o pneumococo. Desde 2010, a vacinação para crianças de até dois anos faz parte do calendário nacional. Acima dessa idade, é preciso ter prescrição médica. Carla Domingues, coordenadora do programa de imunização do Ministério da Saúde, afirmou que a implantação de uma nova vacinação no calendário depende de estudos epidemiológicos e da relação de custo-efetivididade da vacina. A coordenadora prevê que os resultados sobre a vacina contra o pneumococo saiam em cerca de dois anos. (Jornal Folha de S. Paulo, Ciência + Saúde/SP – 06/03/2013)

voltar ao topo





































Hospital conquista Certificação Diamante

O Instituto de Cardiologia de São Paulo (IC), serviço de Hemodinâmica do Hospital Santa Paula é pioneiro na conquista da certificação da SBHCI, no setor privado, na categoria Diamante. O certificado é um selo de qualidade em saúde destinado aos serviços de hemodinâmica, focado na segurança do paciente e normatização dos processos. "Com esta certificação temos condições de oferecer todos os critérios de segurança aos pacientes que realizarão exames conosco. Estamos honrados com a conquista e este é o resultado de um trabalho muito importante que desenvolvemos há um bom tempo", comenta dr. Alexandre Santos, diretor do IC. Estão disponíveis no Serviço de Hemodinâmica os exames para cateterismo cardíaco, angioplastia coronária, embolizações cerebrais (aneurismas e tumores), arteriografia cerebral e periférica, estudo eletrofisiológico. Sobre o Hospital Santa Paula O Hospital Santa Paula foi fundado em 1958, como Pronto-Socorro Santa Paula. Atualmente o hospital ocupa uma área física de 15 mil m² e abriga 200 leitos, oito salas de cirurgia e 50 leitos de terapia intensiva, sendo nove exclusivos para a unidade coronariana e mais nove para a UTI Neurológica. Um dos destaques do Hospital é o Centro de Oncologia, um dos mais modernos do país e que conta com a supervisão técnica do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês. O complexo hospitalar do HSP é considerado um centro de excelência na zona sul da cidade de São Paulo. O hospital chega a atender cerca de 100.000 pacientes por ano em seu Pronto Atendimento e realiza cerca de 7.500 cirurgias anualmente. (Jornal DCI, São Paulo/SP - 06/03/2013)

voltar ao topo





































Cientistas fazem debate em S. Paulo sobre a cura do câncer

O Brasil segue firme galgando seu espaço entre os principais produtores mundiais de ciência em câncer. Com o grande pontapé inicial dado com o projeto do Genoma do Câncer Humano na última década, o País tornou-se destino de eventos científicos da área e o maior responsável pela franca ascensão nacional é o Hospital A.C.Camargo, autor de mais de 80% da produção científica brasileira em oncologia e que acaba de adquirir a mais nova tecnologia de sequenciamento completo do genoma, Ion Próton. Desta forma, no ano em que completa seis décadas de vida, o A.C.Camargo anuncia o evento Next Frontiers to Cure Cancer - Integrating Science and Patient Care, de 13 a 15 de junho no Hotel Renaissance, em São Paulo. Coordenado por uma Comissão Científica formada por Vilma Regina Martins, diretora do Centro de Pesquisa do hospital paulistano; Marcello Fanelli, diretor de Oncologia Clínica; Fernando Soares, diretor de ensino e de anatomia patológica; Luiz Paulo Kowalski, diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço; Glauco Baiocchi Neto, diretor de ginecologia oncológica, e também da oncologista clínica Solange Sanches e do pesquisador Rafael Malagolli. O evento receberá a nata da oncologia mundial para discutir os avanços das últimas décadas e também o presente e futuro da oncologia. Em pauta estarão as terapias-alvo, drogas que agem de forma dirigida sobre as células do tumor, preservando as células saudáveis, minimizando os efeitos colaterais e aumentando as chances de cura do paciente. Dentre as terapias-alvo hoje inseridas na prática clínica estão o Herceptin (para câncer de mama), intestino (Bevacizumab ou Cetuximab), rim (Sunitinib), pulmão (Erlotinib e Gefitinib), melanoma (Ipilimumab), dentre outras, e a indicação destas terapias de forma isolada ou associadas à quimioterapia convencional é feita após análise do perfil de cada paciente. "A ciência busca a cada dia descobrir novas características do câncer, decifrando assim as múltiplas faces desta doença e, com isso, levar uma abordagem personalizada para o leito do paciente", define Vilma Martins. Além do Brasil, estão confirmados palestrantes dos Estados Unidos e do seu vizinho, Canadá. O evento também contará com a presença de palestrantes da Espanha, Reino Unido, França, Japão e Itália. (Jornal DCI, São Paulo/SP - 06/03/2013)

voltar ao topo





































Plano de saúde terá de explicar falta de serviço

As operadoras de planos de saúde terão de justificar por escrito suas negativas de cobertura. Resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que será publicada hoje fixa prazo de até 48 horas para que as empresas apresentem ao usuário as razões da recusa de atendimento. Caso o prazo não seja atendido, operadoras poderão ser punidas com uma multa de R$ 30 mil. A regra vale para procedimentos eletivos. "Atendimentos de urgência e de emergência não podem ser negados", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A medida atende a uma recomendação feita numa reunião no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O presidente da ANS, André Longo, afirma que a nova regra ajudará a reduzir a assimetria de informação e dará maiores condições para punir abusos cometidos por operadoras de planos. A negativa de cobertura é a queixa mais frequente registrada na ANS: representam 75,7% das reclamações feitas à Agência Nacional de Saúde Suplementar no ano passado. No País, 62 milhões de brasileiros têm cobertura de plano de saúde. Anualmente, são feitos 400 milhões de atendimentos. Longo reconhece que os indicadores de reclamação podem ser menores do que aquilo que de fato ocorre. A justificativa terá de ser feita por meio eletrônico ou por correio, de acordo com a preferência do paciente. Além da multa pela recusa na informação por escrito, a operadora poderá ser multada também por negar atendimento. A norma entra em vigor no dia 7 de maio. (Jornal DCI, Serviços/SP - 06/03/2013)

voltar ao topo





































As maiores farmacêuticas no Brasil

A fabricante alemã de medicamentos Bayer pode ter o remédio mais consumido no mundo, mas não figura entre as maiores farmacêuticas do mercado. No Brasil, por exemplo, a companhia ocupa apenas a 10ª posição do ranking da consultoria IMS Health, atingindo US$ 557 milhões em vendas e uma participação de 2,1% em 2011. A primeira colocada é a EMS Pharma, que ultrapassou a casa dos US$ 2 bilhões em medicamentos comercializados no mesmo período, obtendo uma participação de 7,8% no país. Na vice-liderança está o laboratório Medley, com US$ 1,8 bilhão e uma fatia de 7,1% do mercado. (Jornal Brasil Econômico, Ultima Hora/SP – 06/03/2013)

voltar ao topo





































Raia Drogasil se mantém líder do setor

A Raia Drogasil manteve a liderança do setor farmacêutico no Brasil em 2012, tanto em faturamento quanto em número de lojas. Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), a companhia, resultado da união das redes Raia e Drogasil, foi seguida, em vendas e lojas, pela Drogaria São Paulo/Pacheco. A cearense Pague Menos ficou em terceiro lugar em termos de faturamento e em quarto, quando se trata dos pontos de venda. (Jornal Brasil Econômico, Empresas/SP – 05/03/2013)

voltar ao topo

















 

 

 

 

 

 

 

Movimento médico realiza mobilização no dia 25 de abril

Os médicos marcaram para o dia 25 de abril a primeira mobilização contra os planos de saúde, deste ano. O “Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde” será marcado por atos públicos, como audiências nas Câmaras Legislativas, com a presença do Judiciário estadual, órgãos de defesa do consumidor, Ordem dos Advogados do Brasil e outras representações. Segundo informações do Boletim da Comissão Nacional de Saúde Suplementar (COMSU), as entidades médicas locais decidirão como serão feitas as mobilizações. De acordo com a deliberação em assembleia estadual, também serão realizadas manifestações de rua e, se necessária, suspensão do atendimento de consultas e procedimentos eletivos, mantendo sempre a assistência nos casos de urgência e emergência. Movimento médico realiza mobilização no dia 25 de abril Os médicos marcaram para o dia 25 de abril a primeira mobilização contra os planos de saúde, deste ano. O “Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde” será marcado por atos públicos, como audiências nas Câmaras Legislativas, com a presença do Judiciário estadual, órgãos de defesa do consumidor, Ordem dos Advogados do Brasil e outras representações. Segundo informações do Boletim da Comissão Nacional de Saúde Suplementar (COMSU), as entidades médicas locais decidirão como serão feitas as mobilizações. De acordo com a deliberação em assembleia estadual, também serão realizadas manifestações de rua e, se necessária, suspensão do atendimento de consultas e procedimentos eletivos, mantendo sempre a assistência nos casos de urgência e emergência. As Comissões Estaduais de Honorários Médicos irão avaliar, em reunião com as sociedades de especialidades e em assembleias, os valores pagos pelos planos de saúde que atuam no Estado. A partir daí, serão definidas as metas de reajustes específicos a serem aplicados ainda no ano de 2013. Durante a reunião ampliada da COMSU, realizada em São Paulo, no último dia 1º, foi definida, ainda, a pauta de reivindicações da classe para o ano de 2013: 1) Valorização das consultas médicas. Cada comissão estadual definirá o valor mínimo reivindicado. Em São Paulo, será R$ 90; 2) Reajuste dos procedimentos com base na CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), incluindo recuperação das perdas acumuladas nos últimos anos; 3) Contratualização de acordo com as exigências da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), especialmente quanto ao cumprimento da Instrução Normativa nº 49, segundo a qual, até 17 de maio próximo, todos os contratos devem conter critério e periodicidade de reajuste dos honorários médicos de forma clara. Não devem ser assinadas minutas com frações de índices; 4) Sistema de hierarquização dos procedimentos médicos tendo como referência a CBHPM; 5) Aprovação de projetos de lei que favoreçam a valorização do trabalho médico junto aos planos de saúde, principalmente o PL 6964/10 (sobre a inserção do reajuste nos contratos). As lideranças médicas também estabeleceram um cronograma nacional de ações: ü Março e abril – Definições das pautas e estratégias de cada comissão estadual. Início das negociações com as empresas; ü 25 de abril – Dia Nacional de Alerta, com atos públicos e manifestações em todo o Brasil. Objetivo: expor para a população a insatisfação dos médicos em relação às operadoras de saúde. Cada comissão planejará e organizará as ações dos médicos nos respectivos estados; ü Maio a julho – Negociações com as empresas; ü Agosto – Assembleias estaduais para deliberar sobre as propostas dos planos de saúde; ü Setembro – Nova reunião ampliada para avaliar os resultados da mobilização; ü Outubro – Nova divulgação à opinião pública a respeito da situação do médico na saúde suplementar.(Portal Informativo e Poder - São Paulo /SP

voltar ao topo





















 

 

MARÍTIMA e YASUDA divulgam projetos

Evento da MARÍTIMA SEGUROS de enorme Sucesso, reuniu mais de trezentos corretores de seguros no Clube de Corretores de São Paulo no último dia 26 de fevereiro no Hotel Mofarrej na Alameda Santos, nos Jardins em São Paulo. Após a aquisição de 88,2% da Marítima pela Sompo Japan, que já possuía no Brasil a Yasuda Seguros, a Marítima resolve esclarecer possíveis dúvidas do mercado e de seus parceiros, e o palco escolhido foi o Clube de Corretores de Seguros de São Paulo, o primeiro evento após a aquisição contou com a presença de muitos corretores e das equipes comerciais da Marítima e da Yasuda Seguros. Esse investimento da Sompo Japan no Brasil se deve a estagnação do mercado de seguros no Japão nos últimos tempos, por isso resolveram investir em outros mercados, e um deles foi o Brasil. A Sompo Japan aguarda a aprovação dos órgãos reguladores dos dois países para oficializar as novas diretorias. Para o mentor do Clube de Corretores de Seguros de São Paulo, Alexandre Camillo, foi uma honra ter o CCS-SP como escolha para fazer sua primeira apresentação oficial ao mercado paulistano para divulgar todas as informações e os novos projetos das seguradoras Marítima e Yasuda. Francisco Caiuby Vidigal Filho, novo presidente da Marítima Seguros, e Mikio Okumura, novo presidente da Yasuda Seguros, tranquilizaram o mercado, mostrando a todos que as Companhias Marítima e Yasuda irão continuar com as marcas em separado, mas pretendem se completar como parceiras no mercado, uma ajudando a outra em seus nichos diferenciados, sendo que a Marítima sempre foi uma seguradora voltada ao varejo, e a Yasuda, centrada em maioria no ramo corporativo. Além disso, os segmentos que cada uma tem de melhor serão usados para a outra, como exemplo, foi dito que na Marítima, que opera com seguro saúde, o mesmo será estendido para a Yasuda, que ainda não opera nesse segmento. Francisco Vidigal Filho, também conhecido como Kiko, tranqüilizou, principalmente, os seus grandes parceiros, os corretores de seguros, para informar que nada muda. Pelo contrário, a Marítima, através dos investimentos que estão vindo da Sompo Japan, pretende se expandir pelo mercado brasileiro e galgar posições maiores no mercado, inclusive com lançamentos de novos produtos. Kiko divulgou que devido aos novos investimentos, a Marítima pretende atuar de forma mais agressiva. Um dos primeiros passos já é estender o parcelamento de automóvel para até cinco (5) vezes, sem juros. Informou ainda que, apesar das equipes comerciais das duas empresas continuarem distintas, assim como as equipes técnicas, ambas as empresas irão uma aprender com a outra para diminuírem suas despesas administrativas. Mikio Okumura, que assumirá a presidência da Yasuda Seguros, informou que irão manter todos os pontos fortes de cada empresa com resultado operacional, que na sua opinião é o grande sucesso para qualquer empresa. Okumura, muito otimista, já projeta um crescimento para as empresas em 2013 de pelo menos 15%. (Portal Segs/SP – 05/03/2013)

voltar ao topo





































Cartão Porto Seguro oferece parcelamento exclusivo para ingressos do Corteo

Depois de promover, com exclusividade, a pré-venda de ingressos em São Paulo para o espetáculo Corteo do Cirque du Soleil, o Cartão de Crédito Porto Seguro (www.cartaoportoseguro.com.br ) oferece vantagem preferencial para seus clientes: a possibilidade de parcelar a compra de ingressos, em até cinco vezes sem juros. O espetáculo tem estreia marcada na cidade de São Paulo em 30 de março. O parcelamento em até cinco vezes está disponível para clientes do Cartão de Crédito Porto Seguro. Clientes de outros cartões podem parcelar a compra em até três vezes sem juros. Corteo do Cirque du Soleil ficará em cartaz na capital paulista até 14 de julho (confira endereço e horários adiante). O Cartão de Crédito Porto Seguro também promoverá pré-vendas exclusivas nas outras cinco capitais por onde a turnê passa: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre - sempre com um mês de antecedência à abertura da venda para o público em geral. Sobre o espetáculo Corteo (que significa cortejo, em italiano) transporta para o ambiente circense o modo alegre e festivo com que um palhaço imagina seu próprio funeral. Para o artista, este é um momento de festa, assistido por "amáveis" anjos e que reúne a paixão do ator com a graça e a força do acrobata. Em meio a músicas líricas e divertidas, o espetáculo destaca, simultaneamente, a força e a fragilidade do palhaço, bem como a sua sabedoria e ternura para retratar um momento tão "misterioso" da vida humana.[2] Desde a estreia em 2005, no Canadá, Corteo já foi visto por mais de 6,5 milhões de espectadores. Serviço: Cartão de Crédito Porto Seguro na venda oficial do Corteo do Cirque du Soleil Vantagem exclusiva: parcelamento em até cinco vezes sem juros, para clientes do Cartão Informações: 4003-5588 www.ticketsforfun.com.br www.corteobrasil.com.br Sobre a temporada Local: Parque Villa Lobos - Av. Queiroz Filho, s/no - Pinheiros - São Paulo (SP) Datas: de 30 de março a 14 de julho Sessões: terça a sexta-feira, às 21h (eventualmente, também haverá sessões às 17h); sábados, às 17h e às 21h; e domingos, às 16h e às 20h. (Portal Segs/SP – 05/03/2013)

voltar ao topo





































Enfermeiros aprimoram conhecimento de Port a cath

Profissionais do PS Adulto do Cias renovaram técnicas de punção e manipulação do cateter Buscando a excelência no atendimento de forma integral, a Unimed Vitória realizou no Pronto-Socorro Adulto do Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias), hospital da Cooperativa, um curso de Punção de Cateter Totalmente Implantado (Port a cath), no último dia 19. O curso foi ministrado pelo enfermeiro Alcyr Leal Aranha, da Unimed Oncologia, para quatro profissionais da equipe de enfermagem do PS Adulto do Cias e será estendido a todos. O treinamento contribui para a formação técnica dos profissionais que atuam no PS, já que o hospital conta com um setor para atender apenas pacientes de Oncologia e este é um instrumento comum para os tratamentos com quimioterapia. Silvana Beraldi Xavier, enfermeira do setor R-Sul do PS Adulto, fez o treinamento e disse que ele foi fundamental para seu aprendizado. “Como queremos prestar atendimento de qualidade, estamos sempre estudando e aprimorando. O curso foi sensacional!” Vale ressaltar que os profissionais do Cias já são capacitados para fazer a punção e manipulação do Port a cath, e que as aulas têm o objetivo de aprimoramento, visando oferecer os melhores serviços em assistência à saúde. “O objetivo deste treinamento é contribuir cada vez mais para o aprendizado e conhecimento da equipe. Ter enfermeiros sempre qualificados para todos os eventos nos habilita a atender nossos clientes, que são muito especiais para nós”, diz Kenia Carla Arvelos Almeida, coordenadora de Enfermagem do Cias.

voltar ao topo





































Abertas inscrições para o Circuito Estadual Unimed

Etapa Vales do Taquari e Rio Pardo ocorrerá no dia 07 de abril, em Lajeado O calendário marca 07 de abril como o Dia Mundial da Saúde. E para comemorar a data, estimulando a adoção de hábitos de vida saudáveis e a prática de esportes, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) promove a etapa regional do Circuito Estadual Unimed. Serão duas modalidades em Lajeado: corrida e caminhada. As inscrições podem ser efetuadas, até o dia 03 de abril, pelo www.unimedvtrp.com.br ou na área de Atendimento ao Cliente, na sede da Cooperativa Médica, em Lajeado. As largadas ocorrerão a partir das 9h, no Parque Municipal Professor Theobaldo Dick, independente das condições climáticas. A corrida terá três categorias: infantil (9 anos a 15 anos), adulto e adulto especial (exclusiva para médicos cooperados e colaboradores da Unimed VTRP). Todas serão subdivididas em masculino e feminino. Os primeiros colocados em cada faixa etária receberão troféus e medalhas. Um troféu também será entregue à equipe com o maior número de participantes. Crianças e adolescentes percorrerão 2,5 km e adultos 5 km, em um trajeto por ruas e avenidas centrais do município. Além da corrida, também será realizada uma caminhada orientada por 5 km. No Parque dos Dick, ao retirarem o kit de participação no evento, os inscritos deverão entregar um quilo de alimento não perecível, que posteriormente será doado ao Projeto Mesa Brasil, do Sesc. Antes e depois das provas, educadores físicos do Espaço Vida Unimed ficarão à disposição dos participantes para orientarem os alongamentos. A primeira edição do Circuito Estadual Unimed foi realizada no ano passado, reunindo mais de 160 participantes na etapa Vales do Taquari e Rio Pardo. Outras informações podem ser obtidas no site das inscrições.

voltar ao topo



























































Farmácia do Hospital Unimed Bauru é destaque por garantir segurança e eficiência

O trabalho da farmácia hospitalar do Hospital Unimed Bauru é considerado um exemplo bem-sucedido no setor. Com resultados que garantem segurança dos pacientes, reduzem custos e ampliam a eficiência, a área de Farmácia da unidade foi destaque no último número da revista Meio de Cultura Hospitalar, na edição do mês de fevereiro. Em 2012, a gestão positiva já havia sido enfocada pela Revista do Farmacêutico (edição 106). Com uma equipe de 16 farmacêuticos, a farmácia hospitalar da Unimed Bauru é responsável pela preparação e dispensação de mais de 700 mil doses por ano. O uso de doses unitárias facilita a atuação da equipe de enfermagem. Todas as prescrições de médicos para os pacientes em tratamento são checadas duas vezes e não saem da farmácia do hospital sem a confirmação por um farmacêutico. Um sistema informatizado organiza os indicadores e faz o gerenciamento de todo o estoque de medicamentos. Há também o rastreamento dos medicamentos por código de barras. Esse controle identifica o consumo e permite o faturamento exato do uso de medicamentos de cada paciente. A farmácia do Hospital Unimed Bauru possui farmacêuticos presentes 24 horas ao dia durante os sete dias da semana. Caso haja prescrição de fármacos não incluídos na lista dos disponíveis na farmácia hospitalar, os farmacêuticos entram em contato com o médico para avaliar em conjunto a possibilidade de substituição. A equipe também atua em conjunto com o Comitê de Controle de Infecção Hospitalar e no programa de controle de medicamentos de alto custo. A qualidade do desempenho da Farmácia Hospitalar foi fundamental para a conquista do selo da ONA (Organização Nacional de Acreditação) pelo Hospital Unimed Bauru no final de 2010.

voltar ao topo





































Assembleia Geral – Unimed Regional Jaú elege nova Diretoria

A Unimed Regional Jaú, em 26 de fevereiro reuniu-se para Assembleia Geral Ordinária discutindo as Demonstrações Contábeis, Relatório de Gestão sobre as ações realizadas em 2010/2013. Após a aprovação dos resultados, os cooperados presentes elegeram a nova Diretoria Executiva, Conselho de Administração: Técnico e Fiscal, para o triênio 2013/2016, que assumiram em 27/02/2013. Diretor Presidente – Dr. Paulo De Conti Diretor Vice-Presidente – Dr. Antonio José Craveiro Faria Diretor Superintendente – Dr. Paulo Fernando Campana Diretor de Desenvolvimento e Educação – Dr. José Carlos Berto Diretor Secretário – Dr. Luiz Alfredo Teixeira Junior VOGAIS 1 – Dr. Celso Roberto Passeri 2 – Dr. Jamil Buchalla Junior 3 – Dr. João Ricardo Auler Paloschi 4 – Dr. José Aparecido Segura Ruiz 5 – Dr. José Benedito Alves da Silva 6 – Dr. José Eduardo Sanzogo 7 – Dr. Paulo Mattar 8 – Dr. Raul Bauab Filho CONSELHO TÉCNICO 1 – Dr. Afonso do Carmo Javaroni 2 – Dr. José Carlos Barauna Neto 3 – Dr. José Prado Rocchi Filho 4 – Dr. José Roberto Polonio 5 – Dr. Mauricio José Vieira 6 – Dr. Vergílio Antonio Rensi Colturato CONSELHO FISCAL 2013/2014 1 – Dr. Carlos Alberto Barchi - Efetivo 2 – Dr. Leonardo Dante Castro de Carmesini - Efetivo 3 – Dr. João Bosco Martins Pinto - Efetivo 4 – Dr. Luiz Aguinaldo Ricetto Pegorari - Suplente 5 – Dr. Alexandre Sérgio de Oliveira Azoubel - Suplente 6 – Dr. Mozart Marques de Oliveira – Suplente

voltar ao topo





































Unimed Maringá oferece Curso para Gestantes

A Unimed Maringá abriu inscrições para o Curso para Gestantes, que promove a cada dois meses orientações para as clientes e demais interessadas da comunidade. São oferecidas 42 vagas para quem possui o plano de saúde da cooperativa e oito para quem não é cliente. As aulas, no período noturno, estão programadas para os dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de março na Medicina Preventiva (MEP), na Avenida Laguna. Gratuito, o curso é ministrado por uma equipe de profissionais composta de obstetra, pediatra, enfermeiro, psicólogo, fonoaudiólogo, odontopediatra, nutricionista e educador físico. As aulas têm duração de duas horas cada. A supervisora da MEP, Izabel Cristina Jordão, ressalta que o projeto existe há seis anos e, além de receberem ensinamentos teóricos, as gestantes participam de aulas práticas. Aprendem a amamentar, higienizar os bebês e realizar primeiros socorros. Além disso, desde que liberadas pelos médicos, são orientadas a fazerem exercícios físicos. “O principal objetivo da proposta é preparar a mãe e o pai (que também pode participar, acompanhando a esposa) para essa nova etapa da vida, orientando também sobre conduta alimentar da gestante, aspectos psicológicos da gravidez e puerpério, preparação para o parto, dentre outros”, observa Izabel.

voltar ao topo





































Centro de Imagem Unimed Tubarão

CLIENTES UNIMED TUBARÃO PASSAM A CONTAR COM ATENDIMENTO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DE ALTA TECNOLOGIA Os clientes da Unimed Tubarão dos seus 19 municípios de abrangência passam a contar a com importante serviço agregado à marca e qualidade Unimed. A Unimed está dando importante passo para oferecer atendimento de diagnóstico de alta tecnologia com a inauguração prevista para até abril do seu Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). O CDI vai preencher uma necessidade dos clientes Unimed de toda a região, oferecendo, além da tecnologia, a valorização da vida. Para oferecer este serviço com qualidade e garantia da marca Unimed, o CDI ocupará uma edificação de 350 metros quadrados, com pesados investimentos para a aquisição dos equipamentos de imagem de última geração. O objetivo é oferecer conforto e comodidade aos clientes, que contarão com equipamentos de ponta com serviços de diagnóstico de radiologia e mamografia digital, ultrassonografia e tomografia computadorizada, da marca Philips. Numa segunda etapa, o CDI contará com a ressonância magnética. Segundo o diretor técnico do Centro de Diagnóstico por Imagem Unimed e médico radiologista, Cláudio Búrigo de Carvalho Filho, a Unimed passa, com a inauguração do CDI, a concentrar em um só local e com a sua administração, exames de diagnósticos que primam pela qualidade de sua marca, gerando confiabilidade, facilitando, dinamizando e melhorando o acesso dos clientes a estes tipos de exames. Além disto, o CDI terá um serviço humanizado, com um atendimento preferencial aos clientes Unimed. - Hoje todas as grandes Unimeds tem buscado este caminho, sabedores de que um tratamento eficaz exige um diagnóstico preciso -, ressalta Cláudio Búrigo. Uma marca Top of Mind por mais de 10 anos como sendo a mais lembrada pelos consumidores em todo o Brasil quando o assunto é plano de saúde, a Unimed não poderia deixar também de primar no seu CDI de uma marca igualmente importante no setor de equipamentos médicos. Por isso mesmo foi buscar na Philips a sua parceria para equipar o Centro de Diagnóstico por Imagem Unimed. Se a Unimed está sempre agregando valor a sua marca e buscando uma gestão que ofereça o melhor aos seus clientes, um dos principais atributos da Philips é aliar processos de trabalhos rápidos a um design inteligente, garantindo ainda mais o sentimento de confiança e satisfação. Integração A fim de trazer agilidade, segurança e tecnologia à rotina do CDI, a Unimed Tubarão optou pela escolha de utilizar o RIS e PACS trazendo benefícios indiscutíveis. Com a integração entre os dois softwares, todo o processo da clinica será informatizado, desde o agendamento de exames até a análise de imagens pelo radiologista. Segundo o gerente da Unimed. Evandro Mezadri, o gerenciamento não somente das informações, mas também de todas as imagens, dará ao radiologista maior segurança na análise das mesmas, pois com a utilização do PACS ele poderá analisar diretamente em monitores diagnóstico, eliminando a impressão de filmes radiológicos e dando maior precisão do resultado. “A escolha pela Philips se deu pela unificação de fornecedor, tanto de aparelhos de exames quanto software, 100% integrados. Realizamos pesquisas com outras clinicas, que demonstraram total satisfação com os produtos e fornecedor”, ressalta.

voltar ao topo





































Instituto Unimed-BH recebe prêmio Gentileza Urbana

O Instituto Unimed-BH recebeu no uma homenagem do Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/MG) pela manutenção da Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia. O Prêmio IAB Gentileza Urbana tem como objetivo destacar as atitudes, de pessoas físicas ou jurídicas, que propiciam um novo olhar sobre a cidade e colaboram com a preservação do patrimônio. O Instituto Unimed-BH foi premiado na categoria Respeito à memória e ao patrimônio. Concorreram ao Prêmio as ações indicadas pelas comunidades e instituições e, também, as iniciativas que, mesmo desconhecidas pelo grande público, configuraram-se como “Gentileza Urbana”. Para a gestora do Instituto Unimed-BH, Cintia Campos, o prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado com muito empenho pelo Instituto Unimed-BH em parceria com a prefeitura e o apoio da comunidade e da rede de amigos da Praça Floriano Peixoto. “A Praça Floriano Peixoto se tornou um local para o convívio social, um ponto de encontro para aqueles que querem estar próximos a uma área verde, praticar atividades físicas e participar de eventos culturais. As premiações que recebemos pelo trabalho desenvolvido na Praça reforçam a importância de sua conservação”, ressalta. Além do Prêmio IAB Gentileza Urbana, a Praça Floriano Peixoto foi reconhecida, nos dois últimos anos, como a praça mais bem cuidada de Belo Horizonte, entre os espaços com mais de 5 mil m2, pelo Concurso Cidade Jardim, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte.

voltar ao topo





































Revitalização

O projeto de revitalização e manutenção da Praça Floriano Peixoto integra uma das linhas de ação do Programa de Responsabilidade Social Cooperativista conduzido pelo Instituto Unimed-BH, a Adoção de Espaços Públicos. À época da construção do Hospital Unimed – Unidade Contorno, localizado em frente à praça, a Cooperativa assumiu o compromisso com a Prefeitura de Belo Horizonte de adotar o local por meio do Programa Adote o Verde. Ciente da importância da área para a comunidade, a Unimed-BH investiu cerca de R$ 2,2 milhões na sua restauração. A Praça foi o primeiro espaço público da capital a oferecer brinquedos para crianças com deficiência, sendo que a acessibilidade recebeu atenção especial durante a confecção e execução do projeto. Além disso, ganhou barras de alongamento, destinado aos praticantes de caminhada, e equipamentos de ginástica especiais para idosos. No local, também são oferecidas atividades de alongamento e caminhada orientada duas vezes por semana, em dois horários (manhã e noite) e aulas de Tai Chi Chuan, aos sábados. Desde sua revitalização, o espaço tem sido palco de espetáculos do Circuito Unimed-BH, ciclo de atrações especiais gratuitas de promoção da saúde, lazer e cultura. Foi também criada Rede de Amigos da Praça, uma forma de envolver a comunidade no cuidado com o espaço, e manter a praça sempre limpa, conservada e segura.

voltar ao topo





































O Prêmio

O Prêmio foi lançado em 1993 pelo Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/MG). Ele contempla seis categorias: Arquitetura e urbanidade; direito à paisagem; respeito à memória e ao patrimônio; cidadania; sustentabilidade ambiental; e generosidade. A cerimônia de premiação contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura.

voltar ao topo





































Câncer de pele: diagnóstico precoce aumenta chances de cura

A falta de proteção solar, seja nos momentos de lazer ou durante atividades profissionais que exigem trabalho ao ar livre, é o principal motivo para a alta incidência do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tipo de tumor é o mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados país. A boa notícia é que quando detectado precocemente, apresenta altos percentuais de cura. Caracterizado como um aglomerado de células que se multiplicam desordenadamente, o câncer de pele invade tecidos e órgãos vizinhos ou à distância por meio do sangue ou sistema linfático, atingindo tanto homens quanto mulheres. “Sua ocorrência é maior principalmente em locais de alta incidência solar, em pessoas de pele clara e que desenvolvem atividades com exposição solar”, destaca o médico dermatologista Dr Márcio Baldissera. TIPOS DE CÂNCER DE PELE Carcinoma basocelular: caracteriza-se por lesão normalmente rosada, elevada ou deprimida. É o mais frequente dos tumores de pele, correspondendo a até 80% dos casos. Geralmente, acomete pessoas a partir de 40 anos, mas pode iniciar bem mais cedo. As causas são o sol e predisposição familiar e, apesar de não gerar metástases, invade tecidos e órgãos vizinhos. Carcinoma espinocelular: caracteriza-se por área inicialmente endurecida ou áspera que vai se tornando ainda mais elevada. Acomete, principalmente, pessoas com mais de 50 anos de idade e corresponde a 15% dos casos de câncer de pele. Os fatores desencadeantes são a exposição ao sol (o mais frequente), radioterapia prévia e queimaduras, fumo, trauma oral por dentes ou próteses defeituosas, úlceras crônicas, entre outros. Pode gerar metástases a distância, principalmente os que atingem as mucosas, dorso das mãos e os que surgem em cicatrizes de queimaduras. Melanoma: é formado por lesão escura que em cerca de 30% dos casos surge de uma “beleza” e que começa a apresentar diferentes cores e normalmente diâmetro maior que 0,6mm. É o menos frequente, porém o mais agressivo. Se não removido nos estágios iniciais, espalha-se, formando ínguas e gerando metástases para órgãos internos como pulmões, fígado e cérebro. Depois que se espalha, é difícil alcançar a cura. A idade mais frequente é a partir dos 30 anos. Os fatores desencadeantes estão relacionados à exposição ao sol, principalmente queimaduras de 1º e 2º graus e histórico familiar. SINTOMAS Dr. Márcio alerta para o aparecimento de lesão que pode ser elevada, do nível da pele ou deprimida, de coloração igual a da pele, rosada ou escura. É preciso estar atento para ferida que não cicatriza há mais de quatro semanas; lesão nova que apresenta sensação de queimação ao expô-la ao sol; lesão que apresenta aumento progressivo, mesmo que lento; lesão que sangra com facilidade; ferida sobre cicatriz de queimadura antiga; lesão localizada em áreas mais expostas ao sol; lesão que parece uma beleza, várias cores, bem preta e está crescendo; pele clara, olhos claros ou muitas belezas; familiar com história de câncer de pele; forte exposição ao sol, mesmo que tenha sido há vários anos. PREVENÇÃO Evitar exposição ao sol das 10 às 16 horas e utilizar filtros solares com fator alto de proteção, além de chapéus e outras peças do vestuário, guarda-sol e óculos escuros estão entre os principais hábitos preventivos. Também deve-se evitar outros fatores de risco como a exposição a agentes químicos (arsênico), tabagismo e outros processos irritativos crônicos. TRATAMENTO Em caso de sintomas suspeitos, a orientação é procurar um dermatologista. “O tratamento precoce é fundamental para o sucesso nos resultados. Portanto, não devemos esperar que a dor apareça para procurarmos um médico”, salienta Dr Márcio.

voltar ao topo





































Campanha “Eu ajudo na lata” segue a todo vapor

Com a ajuda dos colaboradores, Unimed já arrecadou 23 garrafas de lacres de alumínio para campanha da Unimed do Brasil Em comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado, celebrado em dezembro de 2012, a Unimed Leste Paulista está apoiando a campanha “Eu ajudo na lata”, desenvolvida pela Unimed do Brasil. Até o momento já foram arrecadadas, somente na Singular, 23 garrafas pet com lacres de alumínio. E para chegar a esse número a Unimed Leste Paulista contou com a ajuda de colaboradores da Cooperativa, do Hospital e Maternidade Unimed e suas subsedes, das quais merece destaque a de Vargem Grande do Sul que, sozinha, arrecadou 11 garrafas de lacres. Outra subsede importante nessa ajuda é Espírito Santo do Pinhal que juntou três garrafas de lacres. O objetivo da Campanha é arrecadar, entre as singulares, no mínimo, 700 garrafas pet (400 kg de alumínio) cheias de lacres de latinhas de alumínio. Com a arrecadação, deverão ser adquiridas cinco cadeiras de rodas, sendo uma para cada região do país.

voltar ao topo





































Ajuda Imprescindível

E para quem acha impossível arrecadar tantos lacres, a telefonista da Cooperativa, Dóris Vitali mostrou que atitudes simples podem fazer a diferença. Ela contou que no final de semana foi até o quintal de sua casa à procura de algumas latas que estavam armazenadas e, ao ver os lacres, não pensou duas vezes e solicitou a ajuda do marido para retirá-los e ajudar a Unimed na campanha, o que resultou em duas garrafas de lacres. A contadora Juliana Carvalho, da Cooperativa, também aderiu à campanha e contribuiu com outras duas garrafas. Ela contou que há alguns anos, juntamente com a mãe, fazia artesanatos utilizando os lacres de latas como matéria prima, mas com o encerramento da atividade não havia o que fazer com material arrecadado. Foi quando decidiram contribuir com a Campanha. “A campanha é uma iniciativa muito digna e que deveria ser expandida para outras empresas”. Juliana já é veterana nas campanhas promovidas pela Unimed. E, no que depender da solidariedade dela, essa e outras campanhas serão sucesso. “A união faz a força e de lacre em lacre, construiremos a felicidade de uma ou mais pessoas. Só depende de nós”. No Hospital e Maternidade Unimed a arrecadação resultou em cinco garrafas e meia de lacres de alumínio. E para chegar a esse número, a ajuda de profissionais como Andrea Apolinário (Internação), Marcos Willian (Portaria) e Ana Carolina Janizelli (Contas a Receber) foi fundamental. Juntos, eles arrecadaram três garrafas e meia de lacres. Segundo Ana Carolina, a motivação para ajudar veio já no primeiro dia da Campanha “No primeiro dia da campanha achei importante contribuir. A partir daí, nas festas e churrascos que fui, não deixava ninguém beber em paz. Eles abriam as latas e eu já pegava os lacres”. Ela disse ainda que, em uma festa de aniversário da família, a tia a viu pegando os lacres e perguntou por que precisava deles: “Expliquei a importância do gesto e ela me disse que tinha alguns lacres em casa e uma amiga que os utilizava para fazer artesanato, mas que não trabalhava mais com isso. A partir daí, quando fui na casa da minha tia buscá-los encontrei uma garrafa e meia de lacres. Fiquei super feliz, em poder ajudar alguém que necessita. Enquanto tiver a campanha vou continuar ajudando”.

voltar ao topo






















































Unimed Goiânia é a nona colocada entre as capitais do país em número de beneficiários

A Unimed Goiânia é a 9ª colocada em número de beneficiários cadastrados na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no ranking das cooperativas do Sistema Nacional Unimed sediadas nas capitais brasileiras. Na época do levantamento da ANS, a carteira de clientes da Cooperativa era de cerca de 295 mil beneficiários e já aparecia à frente de todas as capitais da região Centro-Oeste e de outras grandes cidades como Recife e Salvador. Informações mais recentes já mostram que o número de beneficiários da Unimed Goiânia está em torno de 320 mil. “A performance da Unimed Goiânia no mercado de planos de saúde nacional é fruto do empenho e dedicação do conjunto dos médicos e médicas cooperadas, especialmente da sua capacidade de assegurar uma assistência médico-hospitalar de qualidade”, ressaltam os membros do Consad.

voltar ao topo